Notícias

Pix por aproximação: inovação tecnológica e impacto na saúde financeira

Share
Pix por aproximação: inovação tecnológica e impacto na saúde financeira
Imagem: Dilvulgação
Share

Nova funcionalidade do Banco Central amplia praticidade das transações e exige atenção dos consumidores

O Pix por aproximação começa a ser implementado pelas instituições financeiras brasileiras, prometendo mais agilidade e segurança para os pagamentos digitais. Com a tecnologia NFC (Near Field Communication), a mesma utilizada nos cartões contactless, os usuários poderão realizar transferências apenas aproximando o celular da maquininha, sem necessidade de QR Code ou senha. A novidade representa um avanço na experiência do consumidor, tornando as operações mais fluidas e alinhadas às tendências globais de pagamentos digitais.

Além da praticidade, o novo modelo também reforça a importância da educação financeira no dia a dia dos brasileiros. Com a facilidade de pagamento, é essencial que os consumidores mantenham um controle rigoroso de seus gastos, evitando compras impulsivas e garantindo que a conveniência do Pix por aproximação não comprometa o equilíbrio do orçamento.

Especialistas alertam que, apesar da inovação, boas práticas de planejamento financeiro continuam sendo fundamentais para um uso consciente da ferramenta.

Pontos favoráveis:

Diversos segmentos da economia podem se beneficiar com os avanços nos meios de pagamento, como é o caso da indústria de seguros, na qual atua Reinaldo Aguimar, COO da OON Seguradora. “Do ponto de vista de inovação, o Pix por aproximação, ao empregar a tecnologia Near Field Communication, a mesma utilizada nos pagamentos com cartões, pode trazer mais dinamismo aos processos de fechamento de negócios com os consumidores finais. Essa modalidade pode facilitar a aquisição e a vigência de apólices, tornando o processo de compra mais ágil”, destaca o executivo.

Contraponto:

A educadora financeira Luciana Pavan, fundadora da 90 Segundos de Finanças, sublinha um ponto de atenção sob a perspectiva de bem estar financeiro. “Do ponto de vista de educação financeira, quanto mais fácil e imperceptível for o pagamento, mais automático fica o comportamento. É aí que pode residir o perigo. Como consequência natural, podem existir mais chances de gastarmos dinheiro de forma emocional e até mesmo impulsiva. Quanto menor a dor do pagamento, maior é a chance de gastar. Na condição de profissional de finanças, preciso fazer um alerta: dados recentes da CNC destacam que 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas e 29,8% delas inadimplentes”, acrescenta.

Sobre a OON Seguradora:

Fundada em 2021, a OON Seguradora chegou para democratizar o acesso ao seguro de automóveis para as classes B, C e D, buscando simplificar os processos com a conveniência de contratar e acionar os serviços de assistência em caso de sinistro, com poucos cliques pela tela do celular. A companhia oferece apólices com cobertura para diversos tipos de contratempos, além de assistência 24 horas com abrangência  nacional. Conta com autorização da Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão que regula as seguradoras no Brasil. Mais informações: https://oonseguradora.com

Sobre o 90 Segundos de Finanças:

O 90 Segundos de Finanças é uma plataforma de conteúdo sobre educação financeira, que foi idealizada pela mentora e educadora Luciana Pavan. Atualmente, oferece diversas soluções, como vídeos curtos e gratuitos no YouTube (em geral com duração de 90 segundos), cursos, palestras, lives e consultorias. Sua proposta é democratizar o acesso à gestão das finanças para mais e mais indivíduos.

Luciana Pavan é especialista em Economia Comportamental pela London School of Economics (LSE). Fundadora do canal 90 Segundos de Finanças, dedica-se a melhorar a relação de pessoas com o dinheiro por meio de cursos, palestras e consultoria desde 2016. Atuou por mais de 2 anos na fintech Olivia AI, onde foi responsável por desenvolver todos os conteúdos do aplicativo no Brasil, Estados Unidos e Irlanda. Atuou por 2 anos no PFM de um dos maiores bancos da América Latina, como Especialista em Finanças Pessoais na Zup Innovation, e foi membro do Conselho da ONG Multiplicando Sonhos (de educação financeira para jovens de escolas públicas) por 4 anos.

Share
Related Articles
imagem de DC Studio no Freepik
Notícias

Planos de saúde regionais ganham espaço entre moradores da Baixada Santista

O crescimento de cerca de 860 mil novos beneficiários em planos médico-hospitalares...

Divulgação
Notícias

BR3 Capital anuncia Gustavo e Henrique Yunes Motta como novos sócios

A BR3 Capital, plataforma especializada em monetização de ativos judiciais, anuncia Gustavo...

Divulgação
Notícias

Empresários de São José dos Campos avaliam impactos da inteligência artificial no consumo e nos negócios

Evento com inscrições gratuitas acontecerá amanhã, quarta-feira, dia 27, às 9h30  ...

Arquivo
Notícias

Jozi Lambert leva sua história de coragem e propósito ao TEDx Inatel

Com uma trajetória marcada por superação, propósito e impacto positivo, Jozi Lambert...